fbpx

Por que fazer a Recapagem?

Além de ser muito mais econômico e eficaz...

A recapagem posterga a destinação final do pneu, reduzindo seus impactos ambientais; não é uma atividade poluidora e seus resíduos sólidos são reciclados por outras atividades, como fornos em cimenteiras, solados, asfalto ecológico, etc.  A recapagem de pneus oferece dois grandes benefícios, a redução do custo por km (CPK) e a redução do impacto ambiental.

A redução do custo por km (CPK), com a recapagem de pneus de carga, pode ser explicada da seguinte forma: quando o pneu novo chega ao fim de sua vida útil, você teve um custo (valor pago pelo pneu) e um benefício (km rodado); se você recapar o pneu, o benefício será muito próximo do original, se não igual, e o custo será consideravelmente menor; assim, acontece a redução do custo por km; porém, é importante lembrar que, a recapagem é um serviço que deve ser feito apenas por prestadores de serviço qualificados pelo INMETRO.

Para maiores esclarecimentos sobre CPK, o arquivo em anexo pode oferecer ajuda. A redução do impacto ambiental, com a recapagem de pneus de carga, pode ser explicada da seguinte forma: são necessários 79 litros de petróleo para se fabricar um pneu novo de carga; são necessários 22 litros de petróleo para se fabricar uma banda de rodagem; portanto, existe uma economia de 57 litros de petróleo por pneu reformado de carga, o que caracteriza uma significante redução ambiental; e neste sentido, a RECAPEX contribui com a economia de mais de quatro milhões (+4.000.000) de litros de petróleo por ano.

Confira alguns itens abaixo para maiores esclarecimentos sobre a importância da recapagem que pode oferecer ajuda.

Algumas vantagens de fazer recapagem Recapex

Muito mais economia

Com a recapagem, você não precisa comprar um pneu novo para seu caminhão, e a qualidade da recapagem da Recapex é praticamente igual a um pneu novo.

Performance similar ao pneu novo

Na recapagem além de ter um custo bem menor do que comprar um pneu novo, você ainda tem uma performance similar.

Conserva a matéria-prima

As Recapagens Recapex, conserva a matéria-prima, o que reduz o descarte e preserva o meio ambiente, fazendo assim uma maneira mais sustentável.

Custo por KM reduzido

O Custo dos pneus recapados pode ser reduzido de maneira significativa, em comparação aos novos, em comparação ao km rodado.

Diferenciais da Recapagem Recapex

Tecnologia

Usamos diversos equipamentos modernos e tecnológicos para menor impacto no meio ambiente, e melhor desempenho do seu pneu nas estradas.

Qualidade

O processo, que consiste em uma série de testes na carcaça, é realizado por uma recapadora e segue normas internacionais de qualidade

Confiança

A Recapex trabalha a mais de 40 anos com recapagem de pneus, criando um vinculo de confiança com todos nossos clientes. Seja um cliente Recapex também!

Parceria Sustentável

Confira os informativos das nossas parcerias que economizaram mais de 50.000 litros de petróleo

Recapagem

Pode-se dizer que, a recapagem de pneus é o processo pelo qual pneus usados, chamados de carcaças, são cuidadosamente selecionados, analisados e recebem uma nova banda de rodagem. Nesse processo, a banda desgastada é raspada e uma nova é vulcanizada ao corpo do pneu, de forma semelhante à fabricação do pneu novo.

Economia

A recapagem serve para economizar dinheiro. Usando pneus recapados, as empresas que usam pneus economizam, principalmente as transportadoras. Nesse caso, a carcaça do pneu de caminhão é projetada para fornecer uma vida útil além da vida útil da banda de rodagem. Para tanto, a carcaça do pneu se torna objeto importante e merece constante monitoramento.

Meio Ambiente

A recapagem é muito ecológica. Para fabricar um pneu novo de caminhão são necessários, aproximadamente, 83,3 litros de petróleo. Enquanto, para recapagem são necessários apenas 26,5 litros (56,8 litros a menos por pneu). Além disso, a recapagem contribui para que milhões de pneus que acabariam descartados em aterros continuem sua vida útil por milhares de quilômetros a mais.

Parceria Sustentável

Com a intenção de celebrar sua parcela de contribuição com o meio ambiente, a RECAPEX desenvolveu o projeto PARCERIA SUSTENTÁVEL. Esse projeto visa divulgar os resultados, de redução do impacto ambiental, obtidos com cada uma das principais parcerias que a empresa possui com seus clientes, por meio de um certificado.

Segurança

A recapagem entrega segurança. A maior prova disso é que ela é utilizada nos pneus de aviões, com uma média de 270 decolagens e pousos, por vida útil de banda. Nas rodovias brasileiras, existem mais pneus de caminhões recapados do que novos. Na RECAPEX, os mais rigorosos controles de qualidade exigidos pelo INMETRO são realizados, a fim de demonstrar consistentemente com a recapagem a mesma confiabilidade em operação do pneu novo.

Certificados Emitidos

Solicite um Orçamento

Entraremos em contato com você para mais informações sobre nosso serviço de Recapagem.