Undercar: segurança em primeiro lugar

VOCÊ SABE O QUE É SERVIÇO DE SISTEMA UNDERCAR?

O serviço no sistema UnderCar é todo serviço realizado na parte inferior do veículo, no cuidado dos pneus, componentes de suspensão e sistema de freio.

O sistema de undercar é um dos mais importante para a segurança de um veículo, por isso, mantê-lo em ordem, é essencial. Os amortecedores têm três principais funções que são: manter o contato dos pneus com o solo, controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas e proporcionar conforto, estabilidade e segurança ao veículo.

Tudo isso se traduz em melhor dirigibilidade, além de contribuir para um menor desgaste dos pneus, diminuição da distância de frenagem, durabilidade dos outros componentes do sistema de suspensão entre outros fatores.

Mas que para que todo esse mecanismo tenha resultado esperado é necessário que o conjunto de amortecedores esteja em plana saúde. Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento da DRiV, fabricante dos amortecedores Monroe, lembra que a vida útil dos componentes esse é proporcional às condições de uso. “Depende da forma que o motorista dirige o veículo, se anda em pista boa, se tem cuidado ao rodar, a tendência é que dure mais”, comenta.

Para durar mais, a fórmula é simples: fazer revisões periódicas no sistema quando realizar o rodízio de pneus e o alinhamento das rodas, ou seja, aproximadamente a cada 10 mil km. Ele dá ainda outras dicas que podem ser passadas para o motorista, como dirigir numa velocidade baixa quando a pista estiver ruim e esburacada e sempre que passar numa lombada, passar em linha reta para que a carga seja dividida de forma igual.

Outro cuidado é seguir a recomendação da montadora em relação ao peso, à calibração de pneus, além de manter as outras peças da suspensão em ordem. Juliano também ressalta: “Não faça modificações nas características originais do carro, nem levantar nem rebaixar ou mudar as medidas dos pneus”.

Referência: https://www.oficinanews.com.br/mecanica-leve/troca-do-amortecedor-do-chevrolet-cruze/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *